segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

LINHA DE PASSE COM CALVINO


   Estou lendo as Seis propostas para o próximo milênio.(Taí, eu gostaria de ter conhecido o Calvino. Devia ser um cara muito legal. Ele e o Keith Moon.)
   Como não tenho o hábito de sublinhar trechos, vou ter que reler (oba!) este livro algum dia, só para tirar frases e informações especiais.
   Mas o que quero propor a você, eventual leitor, é ampliar em ao menos uma as propostas dele, que são: leveza, rapidez, exatidão, visibilidade, multiplicidade e consistência, que ele não chegou a escrever.
   No filme Agente 86, o personagem de Steve Carrel machuca o pé; ao caminhar, afastando-se da câmera, manca, por uns dois passos, imitando o andar característico de Carlitos. Li assim, e achei uma bela e sutil homenagem.
   Então pensei (e não fui muito longe – por isso estou passando a bola) que a sutileza, na literatura, pode ser um valor em si.
      (Não chega a ser uma proposta para este nem para o próximo milênio. Mas é algo que eu gostei de pensar.)

Um comentário:

  1. Sérgio,
    tenho esse livro do Calvino sempre por perto, é ótimo! Sabe que eu gostei da sua "proposta"? Sutileza! Também gostei do blog. Vou seguir.
    Um abraço!

    ResponderExcluir