segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

COMO NASCEM AS BALEIAS

para Elvira Vigna


Muito mais pessoas do que eu esperaria (se tivesse previsto isso), têm me perguntado se as baleias realmente têm um olho de cada cor. Imagino que não. O mais perto que cheguei do olho de uma baleia foi com a foto feita por Amyr Klink em sua viagem famosa.
Mas isso me dá a chance – e o prazer – de registrar aqui como surgiu o texto d´A Baleia Conceição, meu primeiro para crianças, lançado em novembro pela Saraiva. A motivação vem também da leitura, que estou fazendo agora, das Seis propostas do Calvino.
Numa tarde triste de 2010, sozinho em casa, resolvi testar umas canetas hidrocor que havia comprado. Rabiscando aleatoriamente, a certo momento “vi” uma baleia no papel, e achei engraçado ela ter olhos coloridos. De pronto me veio a frase, justificando o fenômeno: “Todo mundo sabe que as baleias têm dois olhos, um de cada cor.”
Breve reflexão: sempre informo, quando me perguntam, que não acredito em inspiração. Estou, o tempo todo, atento para qualquer coisa (palavra, frase, visão, lembrança, ruído, atrito etc.) que possa dar em literatura. Agora, com alguns anos de estrada, uma oportunidade desta não me escaparia: a frase já veio com cheiro, cor, sabor, textura...
Animado com a possibilidade, peguei o caderno e, numa tacada, fiz a primeira versão do texto. A “guia” principal, naquele momento, foi a voz que dizia o texto, meu narrador: um professor engraçado contando a história de Conceição (que nasceu com outro nome) e dando informações científicas sobre as baleias.

4 comentários:

  1. Sérgio,
    sorte minha ter lido seu texto antes de virar livro. A baleia Conceição "precisava" nascer. A história é muito boa! Ah! Também não acredito em inspiração.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Essa Baleia Conceição é demais, Sérgio! Adorei! Dos textos mais criativos que li ultimamente. Recomendo pra todo mundo, de 8 a 80 anos, maiores e menores com trajetória de mar! Vc entrou na LIJ de sola! Valeu! E grande honra fazer parte dos Quintinos e Quintaneiros, junto com você! Abs e FELIZ 2012! Antonio Barreto

    ResponderExcluir
  3. Me assusta pensar que as pessoas acreditam em tudo que veem na TV e no que leem nos livros infantis...

    ResponderExcluir
  4. nnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnvvvvvvvvvvvvvvvvhgmfmmmmmmmmmmmmm

    ResponderExcluir