sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

GENTE LENDO GERA GENTE LENDO...

... no Parque Municipal: é o Ponto de Leitura mantido pela Fundação Municipal de Cultura: meia dúzia de mesas e de estantes, cadeiras e centenas de livros, revistas e jornais à disposição dos passantes. No último dia 11/12, registrei oito duplas de pais e filhos lendo juntos (além da regular centena de usuários dominicais). Isso é muito comum, mas, certamente por ter feito, há duas semanas, uma camiseta com a frase título deste texto, essa imagem me soou mais viva.
Eu tenho certeza que ler é melhor que não ler; ler mais é melhor; que um coletivo leitor é melhor; quanto mais indivíduos lerem, melhor será o coletivo; etc. etc.
Por isso me entendo melhor sabendo que sou um mediador de literatura: quando leio esperando o ônibus e durante a viagem, nas salas de espera, no trabalho (sou um cara de sorte); quando divulgo o que escrevo, falo sobre literatura ou leio em público, comento o que li e o que me falam sobre leituras; ao realizar as oficinas de contos para jovens escritores; quando reafirmo, como aqui, minha fé num mundo melhorado através da literatura, estou me dando como exemplo daquilo em que acredito.
É muito comum, também, ver pessoas passarem por entre as estantes e mesas do Ponto sem se darem conta de sua presença, como se fosse um universo paralelo. Compreensível. Nosso trabalho, nosso esforço (de formiguinhas) é fazer com que essas pessoas saibam que há este universo para que possam optar.

Um comentário:

  1. Pois eu já recebi uma foto de um desses leitores do projeto mencionado sentado na praça com antologia minha e de amigas. Foi uma emoção fortíssima. Sua crença é mais que crença, Mr., é sabedoria.

    ResponderExcluir