terça-feira, 10 de janeiro de 2012

JÁ TENHO CANDIDATO

Quando Nova Iorque estava passando por um perrengue qualquer lá num outro tempo, foi criado aquele logo (Andy Warhol?) que até hoje é usado mundo afora com o coração entre o I e o NY.
Quando quiseram levantar a praça/bairro da Savassi em BH, criaram o slogan/jingle “Tudo é mais bonito na Savassi”.
Quando Barak Obama quis ser presidente dos Estados Unidos, usou a “palavra de ordem” You Can! (ou seria We can?).
Quando é preciso estabelecer uma comunicação direta com o grande público, os publicitários são chamados para resolver a parada. (Em geral, quem quer “estabelecer uma comunicação direta com o grande público”, não a tem. (E, em geral, o público não está muito interessado.))
Hoje fico sabendo que o grande artista Youssou N’dour, conterrâneo do Ibraima Gaye, é candidato a presidente do Senegal. Já teria meu voto só pelo que conheço do seu som. Mas diz a reportagem que ele já tem um baita histórico de atuação social (do lado do bem, claro).
Mas o nome do movimento que ele criou como “fantasia” para sua campanha também me convenceu a decidir meu voto: FEKKE MA CI BOLLE.
Não é bonito? É na língua wolof, mas tem uma carinha de italiano que me deixa curioso.
E significa Eu estou envolvido. Pode ser mais convincente alguém que se aproxima dizendo que já está envolvido? Ao contrário da bandidagem local, quando um cara feito ele diz que está envolvido, eu penso em coisas boas, em compromisso com as grandes causas da humanidade.

3 comentários:

  1. Eu também fiquei muito contente com essa notícia, Fanti. O mundo está de fato em transformação. Basta que nos envolvamos nela! Dieuredieuf, Youssou N'dour! Asè!

    ResponderExcluir
  2. Empatamos, porque eu também estou envolvido!

    ResponderExcluir