terça-feira, 10 de julho de 2012

O PRIMEIRO CONTO DE JAIME PRADO GOUVÊA

1º conto publicado, 1967.jpg

   Rui Werneck de Capistrano, multiartista de Morretes/PR, vivente de Curitiba, cunhou centenas de frases geniais. Uma delas me serve agora: DIVULGAR O RARO, RAREAR O VULGO.
   Eis a motivação completa: sábado, 7/7/12, pela manhã, selecionando textos para usar numa palestra que faço amanhã em Frei Lagonegro/MG, separei o conto Penitência, que abre Areia tornando em pedra, de Jaime Prado Gouvêa. Poucas horas depois, encontrei com ele (no lançamento do livro de crônicas de Ana Elisa Ribeiro) e comentei isso. Ele então me conta que este conto é o seu primeiro texto publicado! por artes de Humberto Werneck: JPG lhe mostrou o texto manuscrito, a lápis, numa folha de bloco pautada; com a desculpa de que iria ler com calma, HW datilografou o conto e fez publicar no jornal da Escola de Engenharia da UFMG.
  Aqui está o fac-simile da edição de "Dx" de 14/05/1967 com o primeiro texto editado do escritor Jaime Prado Gouvêa, um dos melhores contistas do Brasil, com exclusividade deste blog! (autorizado por ele, claro) (o título original do conto era Estudo para criança, muito bom, me parece) (por erro do diagramador, a foto que "ilustrou" o texto é o de crianças vietnamitas sofrendo - como a personagem do Jaime) (em 13/05/1967, eu fiz 6 anos de idade) (em 1991, publiquei uma novela chamada Diz Xis, DX, pros íntimos) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário