quinta-feira, 31 de maio de 2012

SUBVERSIVAS: LIÇÕES

  
O Pedro Olivotto teve a ideia, lançou na mesa e nós topamos na hora: exibição de curtas nas manhãs de sábado, antecedidas por poemas ao vivo, no Belas Artes. A estreia seria já no sábado seguinte, com Subversivas, um documentário sobre "mulheres ligadas à luta contra a ditadura" (foi o que registrei). Durante a semana reli meu exemplar de Inventário de cicatrizes, do Alex Polari de Alverga.
   (Parênteses: planejei contar a história deste meu exemplar antes de ler o poema: em 1978 (circa), numa manifestação na Afonso Pena (greve dos professores? provavelmente), dona Helena Greco estava à frente de um grupo que, inclusive, vendia materiais para arrecadação de fundos; querendo contribuir (eu tinha uns 17 anos), comprei o que permitiam minhas moedas e me interessava de imediato: um livro de poesia.)
  Separei um poema, ensaiei e achei que sua leitura ficaria boa no contexto. Sábado, não vi o Pedro, não conhecia as pessoas que estavam no Belas para a sessão, mas, claro, fiquei para ver o filme - sem a poesia como abertura.
   O filme. Subversivas é formado pelo depoimento de cinco mulheres que lutaram contra a ditadura militar em Belo Horizonte, ou a partir de. São elas Teresa Angelo, Gilse Cosenza, Thereza Vidigal, Angela Pezzuti e Delsy Gonçalves. Isso por si só poderia ser, a despeito da importância do assunto, enfadonho, se fosse apenas panfletário, mas não é. As diretoras Fernanda Vidigal e Janaina Patrocínio tiveram sensibilidade e inteligência (e humor) para seccionar os depoimentos, gravados nas casas das protagonistas, e alinhavá-los de forma a que o espectador nem de longe perceba a passagem do tempo.
  Saímos com a convicção de que o filme era um produto cultural que deveria ter mesmo sido produzido e que agora deve circular de forma intensiva; que deveria constar das aulas de História; que será um prazer rever essas mulheres contando suas histórias para nos lembrarmos que as lutas continuam. 
   Em todos os planos, em todos os campos.

Ficha completa (da produção):
Subversivas é um documentário que investiga o período da ditadura militar no Brasil sob a ótica feminina. Teresa Angelo, Gilse Cosenza, Thereza Vidigal, Angela Pezzuti e Delsy Gonçalves participaram cada uma a seu modo, da resistência ao regime militar no país. 
A memória das mulheres entrevistadas traz à tona os fatos que marcaram aquela época e a vida de cada uma. Os depoimentos também revelam que a luta pela liberdade e pela democracia estava presente não somente nas ações políticas, mas também nas relações pessoais e familiares, no trabalho, no cotidiano aparentemente simples, mas imbuído de uma crença e de uma busca por um país justo e livre.
Um filme de Fernanda Vidigal e Janaina Patrocínio
Com: Teresa Angelo, Gilse Cosenza, Thereza Vidigal, Angela Pezzuti e Delsy Gonçalves.
Co-direção de entrevistas: Silvia Godinho
Pesquisa: Isabel Leite
Imagens de Arquivo Super-8: Zenilton Patrocínio
Programação Visual: PopCorn
Formato HD/100minutos.

Um comentário:

  1. Bacana. Ah, gostei muito do seu roteiro para o curta do Sávio, apresentado no Digas! O curta é todo muito bom.
    Quando li Silas, Velho pela primeira vez, lembro que comentei que a forma que você tinha escrito o conto tinha toda a pegada cinematográfica. Descobri o porquê.

    ResponderExcluir