quarta-feira, 16 de maio de 2012

O ESCRITOR ENQUANTO ESTÁTUA VIVA

   
 A cidade de Passos/MG realizou sua primeira feira literária neste maio chuvoso. A verba para isso veio de parte do orçamento do Carnaval. O encerramento da Flipassos foi um desfile na manhã do dia 14 ("Cultivando leitores, protagonistas de sua história"), abrindo os festejos de aniversário da cidade, 154 anos: 47 instituições, escolas em sua maioria (mais de duas mil pessoas), se organizaram para homenagear a literatura e a leitura através de escritores. Desfilamos junto aos estudantes, que nas últimas semanas conheceram melhor nossos livros e um pouco de nossas biografias. Durante algumas horas, os escritores foram os protagonistas de uma história que estamos escrevendo, nos livros e na vida. O povo de Passos estava nas ruas, sob chuva, para participar da festa. 
   Foi um dos grandes momentos deste jogo que me colocou em campo há mais de 30 anos.

   Há alguns dias, alguns camaradas levantaram a hipótese de se reivindicar a construção de novas estátuas de alguns de nossos ídolos literários, como já foi feito com Drummond, Sabino etc. Alguns dias depois, ao saber que seus conterrâneos iriam erguer uma estátua sua, o cantor Gustavo Lima, cuja obra desconheço, agradeceu, mas sugeriu que o dinheiro público fosse usado em saúde, educação e cultura, que assim seria melhor utilizado.
  Eu repito o que disse a meus camaradas: quero que a literatura e o trabalho dos que lidam com ela sejam reconhecidos e respeitados enquanto estamos vivos, e isso vale para os que virão depois de nós.

3 comentários:

  1. Valeu, mestre Fantini! Pelo menos em minha terra, Passos, você já começa a virar lenda viva! Hehe! Foi emocionante demais da conta! E tou de prova, pois chorei mais que a chuva!
    Parabéns, manovéio! Ano que vem vai ter mais! Abeijos do amigo, Barreto

    ResponderExcluir
  2. Fantini Obrigado pela presença.Ficamos felizes e aguardamos sua volta a Passos para podermos bater um longo papo.Estamos íntimos de você.

    ABRAÇOS DA GALERA DA ESCOLA ANANIAS EMERENCIANO.

    ResponderExcluir