sexta-feira, 22 de abril de 2016

LAÉRCIO JOSÉ PEREIRA SOBRE "LAMBE-LAMBE"

TREINANDO O OLHAR E A PERCEPÇÃO
Sou especialista em equipamentos fotográficos, já consertei de tudo, das Hasselblads às Zenzas Bronicas, das Kodak xeretas aos obturadores Synchro-Compur dos lambe lambes. Entender o processo não me fez fotógrafo, fazer alguns cursinhos básicos também não. Em um desses cursinhos o palestrante da Fuji perguntou, “Qual é o melhor fotógrafo do Brasil?”, ninguém respondeu, ele disse, “O melhor fotógrafo do Brasil é o que tem casa na zona sul, dois carros importados, apartamento em Cabo Frio, e faz viagens internacionais”. Eu questionei: —Esse não é o melhor, é o de sucesso, o melhor está longe dessa descrição — Ele me deu razão, mas acrescentou: “Arte não dá dinheiro, Laércio”.
Como fotógrafo eu nunca fiz sucesso e nem ganhei dinheiro, mas também nunca segui modismos.
Acabei me transformando em orientador para uso de equipamentos do tipo: Saiba conseguir o melhor do seu equipamento. Isso não é ser professor de fotografia, mas inclui noção da fotografia básica. Quando os alunos, sempre particulares, querem mais eu sempre dou a mesma dica: A boa fotografia é feita com as aulas, mas é principalmente uma exteriorização de todos os livros que você lê, de todas as galerias que você visitar, de todos os filmes que você assistir. Deem uma boa olhada no site http://www.bhumafotopordia.com/ do Charles Tôrres e você entenderá o que estou dizendo.
Por pensar assim que indico a leitura de boas crônicas, sendo simplista porque a literatura é muito mais que isso, a crônica é um retrato, é um instantâneo. Dentre tantos bons, dois grandes autores contemporâneos são o Sérgio Fantini e a Ana Elisa Ribeiro. O novo livro do Fantini, LAMBE LAMBE, faz uma homenagem aos fotógrafos profissionais do parque municipal. Todos os textos são como fotografias bem feitas da sociedade, cruas e nuas. Eu indico para os estudantes desta arte que querem fazer a diferença. Indico para os profissionais que creem erroneamente que o equipamento é o mais importante. Fotografia bonitinha é fácil, é só colocar a câmera no automático e apertar o botão. Contar uma história não é tão fácil, é preciso treinar o olhar e a percepção.
Laércio José Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário