quarta-feira, 13 de junho de 2012

BIENAL DE POESIA PARA BH

  
   Há alguns dias, Ricardo Aleixo trouxe novamente à tela o fato de que Belo Horizonte/MG realizou um excelente evento de poesia, em 1998, e perdeu a oportunidade dar-lhe continuidade. Foi abortada sua segunda edição e ficou por isso mesmo. 
   Funcionário da então Secretaria de Cultura da Prefeitura, eu estava na coordenação daquela 1ª Bienal Internacional de Poesia (ainda na fase de pré-produção, optei por ficar com uma tarefa menor), ao lado de Marcelo Dolabela e RA. Participei de todo o processo, um dos grandes momentos de minha carreira funcional.
   Desde então, a cidade teve momentos mais ou menos interessantes na relação com a poesia. 
   Em 2005, Ricardo enviou uma carta aberta ao vereador Arnaldo Godoy, ex-secretário municipal de cultura. Nela, expõe os fatos que o levam a não deixar calada uma verdade que tem se mantido sob o tapete todos esses anos (reproduzo sua íntegra na próxima postagem).
   O que se reivindica é uma posição coerente com a importância da cidade, de sua história, de seus poetas, produtores e possibilidades.
   Por tratar-se de política pública, exige uma resposta do poder público, claro, mas também e principalmente dos setores da sociedade diretamente interessados no tema.
   Continuo funcionário da Cultura da prefeitura. Acho que Ricardo está certo e já deu provas de que tem competência e disponibilidade para contribuir no processo de construção da 2ª Bienal Internacional de Poesia de BH.
   Diálogo aberto.

Um comentário:

  1. Só faço uma restrição: o nome "bienal". Brasília também teve sua I Bienal Internacional de Poesia, em 2008, que se tornou a única. Cancelaram o que viria depois. Por tudo isso, prefiro "Festival de Poesia". Estou convencido de que essa palavrinha "bienal", pelo menos combinada com poesia, dá azar. Sou um pouco supersticioso, sim.

    ResponderExcluir