terça-feira, 27 de março de 2012

MANIAS DE VOCÊS


 
 O escritor Michel Laub recolheu, em seu blog (http://michellaub.wordpress.com/), uma centena de depoimentos de escritores relatando suas manias ao escrever. Ainda não li todas, mas é um passatempo bem interessante. Para nós, que oferecemos oficinas, chega a ser material de trabalho. 
   Em 2004, preparei uma apostila para a oficina do Festival de Inverno em Diamantina/MG com dezenas de depoimentos sobre processos de criação. Recolhi de entrevistas de fontes variadas e também pedi a  amigos que enviassem seus depoimentos. Ficou um material muito interessante, que até hoje uso nas oficinas que dou no Espaço Cultural Letras & Ponto.
   Estes depoimentos ao Michel têm um pouco de criação, mas muito de detalhes pessoais, o que os torna também divertidos, além de úteis como exemplos.
   Exemplos de quê? Uma tecla que toco sempre é a de tirar toda e qualquer aura de mística que chega na cabeça dos oficineiros. Minha missão seria, se eu tivesse uma, mostrar a eles que escrever é um trabalho. Pode não ser remunerado, reconhecido e gratificante, mas se é o que você tem que fazer, faça com lucidez.

   Gostei tanto da ideia do Laub que resolvi fazer também com meus amigos de BH. Vejamos como fica isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário