sexta-feira, 30 de novembro de 2012

RADUAN NASSAR

RADUAN NASSAR, homenageado da @[100001561654714:2048:Balada Literária] 2012, na BALADA. Dia 29.11, dois dias depois de fazer 77 anos.

Foto: @[1135062099:2048:Mario Miranda]

Numa de minhas muitas viagens a São Paulo, a partir de meados dos anos 1980, pedi a Marçal que marcasse um encontro com Raduan Nassar. Ele havia me enviado um bilhete comentando minha novela Diz Xis, e como já era fã dele... Gentilmente nos recebeu em sua casa. Conversamos e bebemos um pouco. Foi uma noite especial para mim.
   Quando fui lá para lançar meu 79/97, convidei-o, sem muita esperança de que ele fosse se dar ao trabalho. Pois quebrei a cara: não só foi como ficou um bom tempo conversando comigo. A certa altura me disse: "Você está bem, tranquilo, sereno..." Expliquei que aquilo era resultado de algum tempo de terapia. "E você não tem medo de parar de escrever?" Demos risada.
   Em 2000, voltei ao Barnaldo para lançar Materiaes. Desta vez ele não foi, mas na primeira noite ao chegar em casa, me liga e, depois de justificar sua ausência, me relembra: "Esse negócio de sucesso, fama... é tudo bobagem, Fantini. Isso tudo passa logo."
   Nosso último encontro (até agora, espero) foi em BH: ele e Chico Buarque fariam uma leitura à noite, dentro do projeto Sempre um Papo, e ele me convidou para almoçar no seu hotel. Caí na besteira de arriscar uma codorna ao molho de jabuticaba; ele pediu um filé. Quando os pratos chegaram, ele chorou de rir zombando da esqualidez de minha ave; quase aceitei sua oferta de meiar o seu bife. Depois do almoço, conversamos mais um bocado (e ele contou a chantagem emocional que um "jornalista" local lhe fez para conseguir uma entrevista exclusiva).
   Recentemente estive em São Paulo para lançar Silas. Ligamos pra ele, mas com uma voz que revelava um homem abatido, me disse que estava se sentindo velho e adoecido demais para sair de casa.
   Por isso me emocionei agora ao vê-lo com seu delicioso sorriso, barba mal feita, na Balada Literária, ontem. Por isso compartilho aqui essas memórias.

Um comentário: