segunda-feira, 1 de julho de 2013

"CONTRA A COPA, A FAVOR DO BRASIL!"

   Para compartilhar algumas postagens hoje no fb, usei este "slogan" com forte cheiro ufanista. São postagens que contrapõem as notícias sobre a copa das confederações e as manifestações que varreram o país.
   
   Há pouco tempo decidi não torcer mais para o América mineiro porque decidi ser contra o futebol. Contra o uso que se faz do futebol. Contra a inimaginável manipulação (Huxley e Orwell gostariam de ver isso) a que foram submetidas as pessoas que amam o esporte. E todos os detalhes que compõem esse cenário: os bilhões de dinheiros envolvidos (sendo a maior parte oriunda da torcedor que paga ingressos e consome produtos dos patrocinadores); o tempo investido pela mídia que leva a se crer que aquilo é realmente importante e quase a única coisa que aconteceu no dia; as firulas do universo "celebridades" tão distantes da vida do torcedor e; entre outras, principalmente a forma como as pessoas vêm aceitando isso como se sua vida fosse mesmo muito importante para o futebol.
   
   Vamos à Copa de 2014.
   Há alguns dias surgiu o seguinte argumento favorável à realização da Copa: "como já se gastou muito dinheiro, é melhor fazer, para se angariar uns caraminguás."
   Não gosto dele porque é só econômico. "Como você comprou um tatu vencido, é melhor comer, correndo riscos."
   Imagine o "país do futebol" negar-se a receber a Copa, a esta altura do campeonato, pela rejeição do povo, contrariando todos os interesses (nada populares) já investidos nela! Seria maravilhoso. Teríamos (temos) uma ótima oportunidade de recomeçar do zero. Precisamos reaprender a conviver com o esporte, não com a manipulação que se faz dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário