domingo, 1 de abril de 2012

JOE COCKER, OUVINDO DINOSSAUROS

    
   O que é a vida... Filosofei aqui sobre ir ou não a shows de música porque não iria ao do Joe Cocker - e acabei indo. Ouvi música sem raio laser, animação espacial, fogos de artifício, coisas em 3D, fumaças coloridas, nada disso. Apenas (ó céus, matei minha saudade) bons músicos tocando bem para um dos melhores cantores do (meu) mundo.
   Nem dancei, ouvia e pensava no prazer de estar ali. Ele cantou todos os sucessos da carreira, aqueles mais óbvios, e mais alguma coisa, sempre muito boa. E fiquei notando detalhes. 
   (Um que mereceria colocar alguém de castigo: uma TV próximo à mesa de som (sempre que posso fico ali, o melhor som do ambiente) exibia uma luta. É aquela maldição da sua onipresença. Em shows, confirma que vocês estão mesmo ferrados.)
   A baixista, infelizmente poucas vezes, fazia uma dancinha simpática; a segunda backing vocal era mais apagadinha; em compensação, a primeira segura bem uns solos e dança o tempo todo, umas dancinhas bem legais; os dois tecladistas não tiraram as bundas das cadeiras, o que faz parte de sua profissão; o guitarrista é roqueiro, mas segurou sua onda para não ter desconto no salário; o baterista - coitados dos bateristas - ficou escondido atrás de pratos e tambores; o saxofonista/percussionista até que tentou umas saídas.
   O Joe Cocker, bem, ele ainda é O cara. Continua cantando pc, valorizado pela performance corporal nula, exceto pelos pulinhos ("bunitim", diria o Guedes) para fechar algumas canções.
  E nós ouvimos o show com a reverência que ele merece, que nós merecemos, mas o que nós queríamos muito, mesmo, era ouvir seu grito rouco em With a little help from my friends. Ah, sim, todos nós esperávamos isso. E foi bom, sim, foi muito bom estar ali. 

2 comentários:

  1. Joe Cocker é um inglês branco que, quando jovem, adorava Ray Charles. Assim, quando seu ídolo é um gigante, você vai que vai chegando no tamanho dele.(LRG)

    ResponderExcluir
  2. É isso aí, Fantini. Foi muito, muito bom. Sem pirotecnia - "apenas" música, letra, voz e presença.
    Fiquei imaginando o que esse cara aprontou em Woodstock... (Dag)

    ResponderExcluir