Mais uma participação no "Ação Leitura", ótima iniciativa de Carlos Fialho (Jovens Escribas), com apoio do SESC, em Natal. Dei uma oficina de leitura de contos e fui a duas escolas conversar com estudantes, ao lado de Ana Elisa Ribeiro, depois com Daniel Galera. A "Ação" foi maior que isso, bem maior. Em sua terceira edição, movimentou centenas de pessoas, com lançamentos de livros, saraus, palestras...
Este é um dos exemplos: uma microeditora que se articula bem e realiza um evento de porte municipal, com qualidade de conteúdo e profissionalismo.
Outro: sexta-feira, lançamento de Galera na Livraria Nobel. Pequena, bem leiautada, tem uma sala onde se realizam cursos de desenho e quadrinhos, sala de leitura, café e, o mais importante: uma parede exclusiva para os autores locais (predominância da JE). Num universo em que os espaços nas vitrines são vendidos por preços altos, Kátia reserva um espaço para a literatura contemporânea natalense.
E pude ver o escritor e editor Carlos Henrique Schroeder levando uma caixa de livros da Editora da Casa para trocar por títulos da JE. Esta é uma ideia básica que movimentará centenas de livros pelo país: um rede de troca (ou compra/venda) entre as pequenas editoras.
Links:
http://www.jovensescribas.com.br/
http://www.jovensescribas.com.br/acaoleitura/
http://www.editoradacasa.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário