Há muitos anos, visitando minha irmã Edna, no Rio, fui apresentado ao livro Viagem ao País de Tropicana, de Luis Carlos Eiras. Gostei do que li, mas principalmente do que vi: o desenho da capa de um tal Cláudio Martins.
Passei a prestar atenção ao trabalho do Cláudio, até conhecer a pessoa num evento aqui em BH. Grande figura, continuei seu fã. E agora somos parceiros no Coletivo 21.
Fui do conselho editorial da revista Releitura por uns dois anos e, para um dos números, propus a ele que escrevesse sobre ilustração. Seu texto, infelizmente não aprovado pelos outros membros do conselho, defendia uma tese que passei a compartilhar: se o ilustrador, mesmo contratado pela editora, passa a ser parceiro do escritor, o produto livro só tem a ganhar. Ele dava um exemplo engraçado (como quase tudo o que faz) de um texto que tinha uma ave que é muito sem graça quando desenhada. Propôs ao autor, através do editor, que a trocasse, já que isso não alteraria em nada a história. O escritor não aceitou, tinha lá algum motivo para manter o bicho - que é desagradavelmente indesenhável.
Quando minha Baleia Conceição foi aprovada pela Saraiva, comuniquei que estaria disponível para conversar com a ilustradora (que eu indiquei, conhecendo apenas seu trabalho). Por um motivo ou outro, só vi a arte quando recebi o boneco para aprovação. Um belo trabalho da jovem Suryara Bernardi, ex-aluna da grande Ciça Fittipaldi. Sugeri alguns pequenos acertos, de arte e diagramação, e o livro ficou muito bom, afinal.
Mas ainda acredito que se os dois artistas conseguirem uma interação real, o livro terá ainda mais chances de ganhar que perder.
Os livros de autores como Cláudio Martins, Ângela Lago, Nelson Cruz, Marilda Castanha e tantos outros gigantes da nossa literatura são prova de que esta tese é boa, pois estes são dois-em-um cada um, realizando as narrativas textual e visual.
Obrigada, Sergio! Grande abraço e todo o sucesso para a Baleia Conceição!
ResponderExcluirNão fale de mim! Não fale de mim tão bem assim! Não faça isso que fico de bochechas rosadas e do tamanho de uma Baleia, a Conceição! Grato, Cláudio
ResponderExcluirSergio, fico agradecida mesmo! Pelo carinho, pela citação e mais ainda por ver sempre o seu encanto com as imagens e com os ilustradores. Sucesso!
ResponderExcluirMarilda
Concordo com você, Sergio. E essa história do Cláudio é ótima!
ResponderExcluir